Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Três minicursos completam a programação de outubro da Cátedra de Educação Básica

Formações são gratuitas e têm como tema o uso da pesquisa, da natureza e da tecnologia para melhoria da aprendizagem


Até o final do mês de outubro, a Cátedra de Educação Básica realizará três minicursos gratuitos sobre o uso da pesquisa e da tecnologia para melhoria da educação da cidade e do campo. As formações serão transmitidas no canal do YouTube e os participantes podem solicitar atestado de participação. 

Os minicursos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19 horas às 21h30, e são destinados para docentes do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área. Para essas atividades, não é necessário fazer inscrição.

A Cátedra de Educação Básica é uma iniciativa da Fundação Itaú e Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo). Promove, gratuitamente, palestras, encontros, minicursos, livros, reportagens e vídeos que são disponibilizados no site.

Confira a programação

Tema: O uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem
Quando: 18 de outubro, às 19 horas
Professores: Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso ​
Conteúdo: discutir a relação entre a produção acadêmica e pesquisa científica, o processo de formulação e implementação de políticas educacionais e as práticas escolares, a partir do tensionamento e do compromisso em “desmistificar” os usos restritos e por vezes ideológicos do conceito de “evidências”, nas bases em que vem sendo apropriado pelo campo da educação. 


Tema: Frankenstein: Religando e Produzindo Saberes e Tecnologias no Encontro entre as Ciências da Natureza e Cultura
Quando: 20 de outubro, às 19 horas
Professores: Jorge Ferreira Franco, Leandro Gaffo e Marina Costin Fuser
Conteúdo: com base no mito da criatura de Frankenstein, o cientista obstinado, que vai se deslumbrando pela possibilidade de brincar de Deus, aqui entra em jogo a filosofia especulativa sobre a vida face às novas tecnologias. O intuito é dar ao Frankenstein possibilidades de existência com base em novas conexões entre o humano e o tecnológico, entre a natureza e a cultura.


Tema:  Inovação Tecnológica e Metodologias Ativas na Educação do Campo
Quando: 27 de outubro, às 19 horas
Professores: Claudia Passador, Cristina Carvalho, Juliana Menezes e Sônia Jaconi
Conteúdo: O objetivo do minicurso é discutir inovação tecnológica por meio das metodologias ativas utilizadas na educação do campo, caracterizando o protagonismo dos povos da área rural, da inclusão de seus modos de viver, ecologia de saberes, tecnologias e o mundo do trabalho, identificando os atores envolvidos, os processos de colaboração estabelecidos e a pedagogia de alternância.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.