Está no ar a 33ª edição da Revista Observatório Itaú Cultural, que tem como tema as “Metodologias de monitoramento e de avaliação de projetos de arte, cultura e educação”. A publicação é gratuita e está disponível no site itaucultural.org.br/observatorio.
A revista reúne ensaios, entrevistas e artigos, entre eles o “Construção participativa de um referencial de avaliação de desenvolvimento integral”, texto produzido pela equipe de Monitoramento e Avaliação do Itaú Social: Esmeralda Correa Macana, Jade Blanda Fonseca Saraiva, Luan Pires Paciencia e Rayssa Deps Bolelli.
“É necessário o empenho em propor um olhar apurado não apenas para os indicadores que pautam as atividades desenvolvidas, mas também para o seu impacto na sociedade, em seus contextos e territórios. Os diferentes segmentos da Fundação Itaú estão expressivamente presentes na construção da revista. Além de apresentar experiências e estratégias de avaliação de impacto, esta edição propõe reflexões relevantes sobre metodologias diversas, como aquelas mais qualitativas e relacionadas a aspectos intangíveis”, explica o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron.
A edição explora a necessidade de propor ações estratégicas para a educação e cultura a partir da interpretação de indicadores, além de determinar o impacto social das atividades, levando em conta os contextos e os territórios. A revista também traz para a discussão experiências, estratégias e metodologias .
Revista Observatório Itaú Cultural
A revista é trimestral, gratuita e digital. A cada publicação, são convidados novos autores para escreverem sobre o tema especial da edição. O Observatório Itaú Cultural também realiza encontros, seminários e oferece a coleção “Os livros do Observatório”, disponibilizada tanto em formato impresso quanto no digital, assim como outras publicações e produtos.