Durante a pandemia, a educação teve de se reinventar. Estabelecer estratégias de ensino remoto de emergência possibilitaram a continuação das atividades escolares. Ainda sem previsão para o retorno completo às aulas presenciais, muitas escolas estão adotando o ensino híbrido, abordagem pedagógica que envolve tanto atividades presenciais quanto a distância.
Para apoiar essa estratégia, o Itaú Social lançou os cursos Ensino híbrido na prática para docentes e Ensino híbrido na prática para gestores. O conteúdo, desenvolvido em parceria com a Sincroniza Educação, está disponível gratuitamente no Polo.
O curso voltado para docentes possui carga horária de 20 horas e visa apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento de ensino, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar.
O conteúdo voltado para gestores conta com uma carga horária de 30 horas e apresenta, além dos tópicos citados no curso anterior, apoio para estruturar processos que possibilitem a implementação do modelo virtual e acompanhar a equipe docente no planejamento e na implementação de aulas neste formato.
O Polo
O objetivo do Polo, ambiente de formação do Itaú Social, é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e estão organizadas em cinco áreas temáticas: Educação na Pandemia, Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Multiletramentos.