Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Volta às aulas: conteúdos do Youcubed deixam aula de matemática mais atrativa


Plataforma propõe o ensino da disciplina de forma aberta, criativa e visual

 

Professora ensina alunos na abordagem Mentalidades Matemáticas. Foto: Instituto Sidarta

 

“Sou ruim em matemática.” Muitos professores já ouviram essa frase de seus alunos. Para desconstruir esse e outros mitos como “meninas têm dificuldades em exatas”, está disponível gratuitamente a plataforma Youcubed, com a proposta de empoderar o ensino e aprendizagem  de matemática e contribuir para melhorar o nível de engajamento e desempenho da sala de aula.

O conteúdo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, e a tradução do Youcubed foi viabilizada pelo Itaú Social, em parceria com o Instituto Sidarta. A plataforma é baseada na abordagem de Mentalidades Matemáticas, que propõe o ensino da disciplina de forma aberta, criativa e visual.

Estão disponíveis diversas atividades, como jogos, desafios, ideias inspiradoras, vídeos, aplicativos e pôsteres. O professor pode escolher conteúdos conforme o ano escolar ou por tópicos, como multiplicação, frações e probabilidade, entre outros. 

É possível, por exemplo, lançar aos alunos o desafio “Encontrando o Pi”, que utiliza papel, compasso, tesoura e cola para mostrar visualmente a proporção numérica.

Além das atividades, estão disponíveis vídeos das aulas e palestras ministradas pela fundadora do Youcubed, Jo Boaler, bem como ler  relatos e pesquisas que embasam o conceito Mentalidades Matemáticas. Também há conteúdos para estudantes, pais e demais interessados

“Estamos adaptando a plataforma para a realidade brasileira. A expectativa é ampliar, cada vez mais, a rede de professores, estudantes e famílias que enxergam a matemática como um elemento que faz parte do cotidiano – e não como uma disciplina em que o processo de aprendizagem é restrito a um grupo seleto ou mesmo como inimiga”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

 

Outras iniciativas no campo da matemática

Em parceria com o Instituto Sidarta, o Itaú Social apoia a realização dos seminários Mentalidades Matemáticas. O conteúdo da primeira edição está disponível de forma sistematizada neste link. Realizada em 2018, contou com a participação do diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, Jack Dieckman. 

Já a segunda edição, em 2019, teve a presença das pesquisadoras Jo Boaler, fundadora da plataforma, e Cathy Williams, também da Universidade de Stanford. Confira o vídeo do evento.

Em janeiro desse ano, foi realizado o primeiro curso de férias do programa Mentalidades Matemáticas, com a participação de 100 estudantes da cidade de Cotia (SP), aprovados para o 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa, inédita na América Latina, teve bom resultado nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa realizada com os participantes, em apenas 18 dias de curso, eles evoluíram o equivalente a 2,7 anos de ensino regular de matemática.

 

Cursos on-line

O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibiliza dois cursos on-line e certificados na área da matemática. Ambos estão com inscrições abertas.

A formação Letramento matemático na educação infantil, tem como objetivo refletir sobre o papel da disciplina na educação infantil e sobre como proporcionar experiências significativas para crianças. Com carga horária de 10 horas, seu conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Nova Escola.

Geometria e o letramento matemático busca relacionar teoria e prática para que docentes aprimorem a didática sobre conteúdos específicos da disciplina, como o senso espacial. O curso foi desenvolvido em parceria com o Instituto Singularidades e tem carga horária de 30 horas.