Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Pesquisa e desenvolvimento Seminário de Avaliação

Transformações sociais com equidade

Em sua primeira edição on-line, o Seminário Internacional de Avaliação foi promovido pelo Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Laudes Foundation, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

O 15º Seminário Internacional de Avaliação aconteceu em setembro com transmissão ao vivo pela primeira vez. Ao todo, foram cinco palestras e rodas de debate sobre o papel da avaliação na redução das desigualdades, especialmente em relação a questões sociais, econômicas, educacionais, de saúde, de gênero e de raça. O seminário teve a participação da norte-americana Jara Dean-Coffey, especialista reconhecida por incubar experiências sobre o conceito de avaliação equitativa. Ela é fundadora do Grupo Luminare e diretora da Equitable Evaluation Initiative, que há 25 anos atua para aumentar a compreensão coletiva sobre a relação entre valores, contexto, estratégia e avaliação, assim como a mudança de práticas para que estejam a serviço da equidade. É possível conferir o material no Canal do YouTube do Itaú Social. A seguir, alguns destaques.

Nível de aprendizagem — Doutor em estatística pela University of Wisconsin e pós-doutor em educação pela University of Michigan – Ann Arbor, o professor José Francisco Soares, o Chico Soares, foi um dos palestrantes com o tema “Como as avaliações podem reduzir ou exacerbar problemas de desigualdade e exclusão na educação”. Ele é responsável pela criação do Indicador de Desigualdades Educacionais e Aprendizagens (IDeA), lançado em junho do ano passado. O IDeA aponta, para cada município brasileiro, o nível de aprendizagem e as desigualdades associadas — entre grupos sociais definidos por nível socioeconômico, raça ou gênero. Confira a entrevista com ele. 

Racismo — Extrapolar o discurso e passar à prática antirracista é o principal caminho para o enfrentamento da discriminação racial. Essa é, em síntese, a recomendação de Walquíria Tibúrcio, especialista em avaliação na Move Social, consultoria que apoia organizações na ampliação e qualificação dos impactos social e socioambiental. Nesta entrevista, Walquíria destrincha o papel das instituições na construção do “imaginário coletivo das possibilidades de futuro” da população negra. A especialista lembra que cabe às empresas, escolas e organizações do terceiro setor realizar enfrentamentos do racismo institucional e chama atenção para o período histórico em que vivemos.

Ativismo coletivo — Formada em gestão pública e doutoranda em ciências sociais, K.K. Verdade é coordenadora-executiva do Fundo ELAS, organização que há 20 anos apoia o avanço das mulheres no Brasil. Seu trabalho principal é fazer parcerias e mobilizar recursos no país e no mundo para fortalecer projetos que invistam na prevenção de violência contra mulheres, no desenvolvimento da autonomia econômica e na equidade étnica e racial. Com uma dúzia de investidores institucionais e doadores individuais, o Fundo ELAS apoia cerca de 90 instituições por ano. No seminário, ela participou de um debate sobre o tema “Equidade e avaliação no terceiro setor brasileiro e americano”. É possível acessar a roda de conversa no link no final desta entrevista.

Vulnerabilidade — Os direitos de trabalhadoras e trabalhadores estão no foco da atuação de Mariana Xavier, gerente de programa em direitos e trabalho da Laudes Foundation no Brasil. Formada em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e mestre em conflitos, desenvolvimento e construção da paz pelo Graduate Institute of International and Development Studies, em Genebra, Mariana identifica potenciais parceiros, organizações, projetos e iniciativas que possam ser apoiados pela fundação com o objetivo de fortalecer grupos em situação de vulnerabilidade, como conta nesta entrevista.

Ficha técnica

Coordenador de comunicação: Alan Albuquerque R. Correia • Coordenação: Rodrigo Souza Silva • Projeto e produção editorial, textos, revisão, identidade visual e design de interface: Galápagos Newsmaking

Relatório 2020 - Itaú Social