Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Comunicação Produção de Conhecimento

Aprofundado e diverso

Conteúdos que retratam a educação pública em diferentes perspectivas, formatos e vozes: Especial de Leitura, Especial de Educação Integral e newsletter Notícias da Educação

A newsletter Notícias da Educação, lançada em agosto: 72 reportagens jornalísticas sobre a atuação do Itaú Social e parceiros na educação pública

Retratar a educação pública em perspectivas diversas sempre foi uma prioridade para o Itaú Social ao planejar a sua produção de conhecimento, que se apresenta de diferentes maneiras, em diferentes formatos e por diferentes vozes. Em 2020, isso se realizou em três frentes: Especial de Leitura, Especial de Educação Integral e newsletter Notícias da Educação. Todo esse material fica hospedado no site — vale destacar que a sistematização do Seminário de Avaliação também se encontra na área de Especiais.

As três frentes têm como objetivo promover reflexões, compartilhar experiências no campo e mostrar com mais profundidade a potência transformadora de indivíduos, territórios, secretarias de educação e organizações da sociedade civil. A partir da extensa trajetória de atuação na área da leitura e escrita, organizada em torno de programas como Escrevendo o Futuro — Olimpíada de Língua Portuguesa, Leia para uma Criança e Prazer em Ler, por exemplo, surgiram os conteúdos multimídia para o chamado Especial de Leitura. Com layout diferenciado, oferece a possibilidade de aumentar o conhecimento lendo, ouvindo, vendo, navegando e aprendendo em cada um dos capítulos. De produções inéditas à curadoria de materiais de referência, o especial conta com ensaio, entrevistas em vídeo, dicas de cursos e até mesmo um podcast com uma convidada que é especialista no tema. 

Já o especial sobre Desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, que trata de uma questão debatida pioneiramente pelo Itaú Social, ganhou nova roupagem e novos significados na quarentena: afinal, em que medida a educação pode ocorrer fora da sala de aula? O especial traz seis perspectivas sobre educação integral: o que é educação integral; educação integral como um direito; as possibilidades e limites da tecnologia; a importância da família; desenvolvimento integral e neurociência; e atuação do Itaú Social, que em 1995 realiza a primeira edição do Prêmio Itaú-UNICEF, dedicado a reconhecer e fomentar organizações da sociedade civil. 

Com a mesma intenção de jogar luz nas centenas de ações em educação pública realizadas Brasil afora, pelo Itaú Social e por sua rede de parceiros, nasceu a newsletter Notícias da Educação, realizada pela start-up de mídia Galápagos Newsmaking. Com colaboradores por todo o país, a rede traz reportagens jornalísticas organizadas em quatro seções: Boas lições, Dez perguntas para…, Parceiros na educação e Que tal você fazer também?. Há ainda um espaço dedicado aos informes institucionais. Lançada em agosto, teve excelente receptividade dos leitores, que se inscrevem no site para recebê-la. A base cresceu 196% em cinco meses, e a taxa de abertura com frequência bate em 60%.  São histórias como a da pedagoga Denise Soares de Almeida, a Tia da Massinha, que há dez anos em Belo Horizonte entretém e dá aulas de apoio para crianças com câncer não perderem o ano escolar, e sobre o trabalho do Centro de Atendimento Madre Evangelina (Came), que bateu de porta em porta para  levar cestas básicas com alimentos e kits de higiene e limpeza durante a pandemia para 250 famílias do município de Portel, a aproximadamente 14 horas de barco da capital paraense, Belém, na reportagem intitulada Esperança de portas abertas em dias de portos fechados. A diversidade vem das histórias e também da escolha de seus autores.