Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Comunicação Parcerias

Debate ampliado

Cinco parcerias ajudaram a reverberar a discussão sobre educação em diferentes públicos e aspectos: da experiência de práticas literárias à avaliação de políticas públicas

A série Lugar de Livros, parceria com a TV Cultura: 60 módulos audiovisuais, de cinco minutos cada um, exibidos ao longo de três meses para sensibilizar as famílias para a importância da leitura na primeira infância

Para a mobilização da sociedade em torno de temas de educação e a ampliação do debate, as parcerias com veículos de comunicação são essenciais. Ao determinar a escolha de cada parceiro, o objetivo é dialogar com diferentes audiências para difundir os dois pilares do Itaú Social: o fortalecimento da sociedade civil e a formação de profissionais de educação. Em 2020, foram cinco parcerias focadas em públicos segmentados. 

O podcast Folha na Sala, por exemplo, pioneiro ao falar especificamente para professores, produziu 33 episódios em suas três temporadas. Já a intenção do Nexo Políticas Públicas é chegar a pesquisadores, tomadores de decisão, estudantes e professores universitários e do ensino médio. A plataforma acadêmico-jornalística traz a produção de alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do mundo em linguagem clara e formatos inovadores.

As famílias e os pais de classe C são o foco do Lugar de Livros, programa da TV Cultura com 60 episódios em três quadros que mostram práticas de famílias e de comunidades para inspirar as pessoas a ler para as crianças. O Canal Futura, por sua vez, faz coberturas jornalísticas dos programas do Itaú Social, e o Educação 360 Internacional, realizado pelos jornais O Globo, Extra e Valor Econômico, debateu os impactos da pandemia na aprendizagem com profissionais da educação e representantes de movimentos sociais. As mensagens foram segmentadas, mas seu alcance, ampliado pela escolha estratégica de diferentes públicos, redes e canais. 

O futuro em discussão
Uma das novidades de 2020 foi o Festival Nexo Políticas Públicas. A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, mediou a mesa “Avaliação de políticas públicas: método e relevância”. A plataforma Nexo Políticas Públicas manteve uma média de mais de 50 000 visualizações mensais no segundo semestre.

Nexo Políticas Públicas

A voz da desigualdade
Em três temporadas, o podcast enalteceu os educadores que fizeram história, mostrou os desafios dos professores em sala e expôs, com a pandemia, o abismo social e o educacional já existentes no país. Os 33 episódios do podcast tiveram 106 mil plays.

Podcast: Folha na Sala

Inspiração e experiências
A sexta edição da iniciativa dos jornais O Globo, Valor Econômico e Extra reuniu em um webinário 25 palestrantes do Brasil e do mundo com vivências e experiências positivas na área da educação. O evento recebeu  94% de aprovação das pessoas que participaram.

Educação 360

Leitura para a primeira infância
Com 60 módulos de cinco minutos cada um, exibidos ao longo de três meses na TV Cultura, a série Lugar de Livros sensibiliza as famílias de baixa renda para a importância da leitura na primeira infância. Mais de 900 mil domicílios foram impactados pelo programa em 2020.

Lugar de Livros

Sinergia na missão
O Canal Futura difundiu todos os projetos do Itaú Social em 2020, em sua maioria voltados para o ensino na pandemia: de materiais de apoio para o isolamento até o planejamento da retomada das aulas presenciais. Em 2020, mais de 800 exibições do Canal Futura foram sobre iniciativas do Itaú Social. 

Recortes do Brasil