Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Programas Letras e Números

Multiplicação de saberes

Programa enfatiza direito ao letramento e numeramento em um conjunto de ações que enxergam a leitura, a escrita e a matemática como instrumentos de cidadania

Com a chegada da pandemia, as bibliotecas comunitárias tiveram que se reinventar: Na imagem, o registro das mediações de leitura em vídeo que a biblioteca comunitária Sete de Abril, em Salvador (BA) passou a enviar pelo WhatsApp para as famílias do território.
Foto: divulgação Programa Lugar de Livros.

O programa Letras e Números atua de forma transversal no fortalecimento da sociedade civil e na formação de profissionais de educação, pilares estratégicos do Itaú Social. Seu objetivo é favorecer a aprendizagem de leitura, escrita e matemática, competências fundamentais que permitem o acesso às demais áreas do conhecimento e garantem a participação social efetiva. O programa realiza os seguintes subprogramas:

  • Leia para uma Criança – incentiva a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Realizado em parceria com o Itaú Unibanco, o programa distribui livros infantis escolhidos por meio de edital para bibliotecas comunitárias, organizações da sociedade civil e escolas públicas, além de promover formações que qualificam as ações de mediação de leitura.

  • Escrevendo o Futuro – contribui para a melhoria do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa em escolas públicas de todo o país. Para isso, realiza diversas modalidades de formação presencial e à distância para educadores, além da Olimpíada de Língua Portuguesa, desenvolvida em parceria com o MEC (Ministério da Educação).

  • Educação Matemática – contribui para a melhoria do ensino da disciplina no Brasil, estimulando alunos e professores. Realiza a  Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (OBMEP), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e com o MEC. O programa também trabalha para difundir no Brasil a metodologia Mentalidades Matemáticas, em parceria com o Instituto Sidarta.
  • Prazer em Ler – atua no fortalecimento da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, por meio de apoio técnico e financeiro, com o intuito de fomentar o direito à leitura. Devido à sua inserção nos territórios de maior vulnerabilidade, em 2020, essa rede foi essencial para o apoio às famílias e distribuição de cestas básicas.

 

Em 2020, um dos destaques do Letras e Números foi o programa Leia para uma Criança, que comemorou dez anos de atividades lançando um edital inovador e inclusivo, com grande potencial de impacto na literatura infantil.

Em números

52.129

participantes em ações formativas

1.373

professores participantes/OBMEP na Escola

9.737

professores participantes/Escrevendo o Futuro

570

participantes/Prazer em Ler

40.449

participantes/Leia para uma Criança (Cursos do Polo)

4,2 milhões

de crianças, adolescentes e jovens beneficiados

3.573

municípios com participantes

531

instituições apoiadas

R$ 4,9 milhões

investidos

3,2 milhões

de livros distribuídos