Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Programas Fortalecimento da Sociedade Civil Programa Itaú Social Unicef

Programa Itaú Social Unicef

Organizações com olhar estratégico

Com 25 anos de experiência reconhecendo projetos de educação integral, o Prêmio Itaú-UNICEF dá origem ao Programa Itaú Social UNICEF, que proporciona formação e fomento a organizações da sociedade civil

Imagem de área do site Programa Itaú Social UNICEF dedicada ao início do percurso formativo, em 2020: “Olhar para si, mergulhar na sua história” foi o primeiro tema proposto às organizações participantes

O ano de 2020 marca a transformação do Prêmio Itaú-UNICEF no Programa Itaú Social UNICEF, que visa apoiar organizações da sociedade civil (OSCs) no aprimoramento de suas práticas e na ampliação de resultados de qualidade, por meio de formação, fomento financeiro e acompanhamento técnico. Iniciativa do Itaú Social e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com coordenação técnica do Cenpec Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o programa previa a realização de algumas formações presenciais. Com a pandemia de Covid-19, acabou sendo adaptado a um formato completamente on-line. A proposta é incentivar organizações da sociedade civil a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação. No contexto de pandemia, evidenciou-se ainda mais o papel fundamental dessas instituições para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Assim, as formações para desenvolvimento institucional contribuem para que possam assegurar a sua sustentabilidade a longo prazo. 

Lançado em julho de 2020, o programa teve mais de 1.800 inscrições e um alto grau de adesão, com 739 organizações participando de formações no segundo semestre. Cerca de 2.800 representantes das OSCs estão envolvidos nas atividades on-line, nas quais são realizados diagnósticos, mapeamento das necessidades e potencialidades do território e elaboração de plano de intervenção. Sua primeira edição prevê investimento de R$ 4 milhões, com fomento de até R$ 100 mil para cada uma das 40 organizações selecionadas entre aquelas que cumprirem todas as etapas. Um importante critério para a seleção é o grau de vulnerabilidade socioeconômica e educacional dos municípios em que as OSCs atuam. 

Saiba mais

Programa Itaú Social UNICEF

Site Programa Itaú Social UNICEF 

Mais de 700 organizações participam do Programa Itaú Social UNICEF 

Em números

739

instituições apoiadas, em

336

municípios

73.421

crianças, adolescentes e jovens beneficiados

3.777

participantes

Parceiros

Canal Futura

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)

Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas)

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Todos pela Educação

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

Ficha técnica

Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren Ipsus Dolor Sit Amet Loren.

Relatório 2020 - Itaú Social