Ir para o conteúdo Ir para o menu

Linha de atuação

Avaliação para quem quer aprimorar

Pesquisas

Por que pesquisar? Quando e como pesquisar? O que pesquisar?

  • A pesquisa tem o potencial de provocar atitudes de reflexão e de transformação que, no nosso caso, promovem a interação entre teoria e prática, provocando rupturas com o senso comum e mapeando respostas a perguntas que abrem novos caminhos.

 

O contexto

A educação pública no Brasil ainda enfrenta graves desafios: garantir a permanência e a aprendizagem dos alunos; reduzir as desigualdades nas escolas e redes de ensino; valorizar e oferecer boas condições de trabalho aos professores; envolver família e comunidade no ensino; ampliar o atendimento à população; integrar a atuação das escolas, das organizações da sociedade civil e de outras oportunidades do território, visando ao desenvolvimento pleno das pessoas.

  • Encontrar soluções que contribuam para a resolução desses problemas passa por esforços diversos. Dentre eles, colocar em prática um olhar sensível de diagnóstico, que gere percepções mais acuradas sobre a realidade, dando base para o desenho e o aprimoramento de políticas públicas e projetos sociais mais efetivos.

 

Finalidade

Por meio do nosso programa de Pesquisas, buscamos realizar e apoiar investigações que:

  • ofereçam insumos para o desenvolvimento dos projetos próprios do Itaú Social;
  • disponibilizem para a sociedade informações relevantes, que contribuam para que o poder público e outros atores atuem em prol da melhoria da educação no Brasil.

O programa investe em pesquisas aplicadas, que busquem testar soluções para os desafios que a educação pública enfrenta no Brasil.

As pesquisas desenvolvidas estão disponíveis, na íntegra, na área de Publicações deste site.