Ir para o conteúdo Ir para o menu

Linha de atuação

Formação para quem quer aprender

Escrevendo o Futuro

A garantia do direito à educação tem papel central na formação de um país justo, que proporcione dignidade a seus cidadãos. Como contribuir para a melhoria da leitura e da escrita, bases para a educação de qualidade?

  • Acreditamos na formação continuada para os educadores como forma de aprimorar os seus conhecimentos, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.

 

O contexto

De acordo com a edição 2015 da pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), apenas 8% da população brasileira tem pleno domínio da linguagem escrita. Por outro lado, segundo a pesquisa Profissão Professor (2018), somente 1/3 dos professores consideram que a formação inicial, recebida na faculdade, os preparam para os desafios da docência. Como colaborar para a melhoria desse quadro?

  • Para nós, o caminho é o olhar atento para a sala de aula, para os diferentes contextos da educação pública no Brasil e para os potenciais que os educadores, estudantes e comunidades já possuem.

 

Finalidade

A proposta do Programa “Escrevendo o Futuro” é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de educadores(as) envolvidos(as) no ensino da Língua Portuguesa.

  • O programa reúne iniciativas relevantes e abrangentes. Uma delas é o portal “Escrevendo o Futuro”, ambiente de formação a distância que disponibiliza materiais para o ensino da leitura e da escrita. A plataforma promove a troca de experiências entre os usuários e o contato com desafios e soluções para a prática de sala de aula.
  • O programa realiza, ainda, a “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”. O concurso de produção de textos, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, mobiliza professores e alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

Parceiros

  • Canal Futura;
  • Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec);
  • Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed);
  • Ministério da Educação (MEC);
  • União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime).

 

Referências