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Linha de atuação

Formação para quem quer aprender

Letras e Números

Para que a educação de uma pessoa se desenvolva plenamente, é preciso assegurar o pleno domínio de duas competências que envolvem raciocínios complementares: a Língua Portuguesa e a Matemática. Como promover esse encontro?

  • Acreditamos que, mesmo em contextos desafiadores, é preciso ir ao encontro de saídas que somem e multipliquem esses saberes.

 

O contexto

O Brasil é um país de dimensões continentais. Suas potencialidades, porém, são proporcionais aos seus desafios. Se os exemplos desse desequilíbrio são muitos, os resultados a que chegaram os pesquisadores do Instituto Paulo Montenegro (2016) são alarmantes: apenas 8% da população brasileira em idade de trabalhar é considerada plenamente capaz de entender e de se expressar por meio de letras e números.

  • Para o Itaú Social, ações que promovem o uso social da Língua Portuguesa e da Matemática são investimentos estratégicos, pois o domínio dessas competências fundamentais permite o acesso às demais áreas do conhecimento.

 

Finalidade

A proposta do Programa “Letras e Números” é promover ações que enxerguem a Língua Portuguesa e a Matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras disciplinas” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.

 

Parceiros

  • Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC);
  • Instituto C&A;
  • Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP);
  • Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA );
  • Instituto Sidarta;
  • Ministério da Educação (MEC);
  • Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

 

Referências

Indicador de Analfabetismo Funcional.