Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Esporte e cultura contribuem para desenvolvimento de estudantes com deficiência

Apae do município de Tatuí (SP) amplia oportunidade de aprendizagem de alunos com deficiência oferecendo práticas pedagógicas no contraturno escolar


No sábado (21), é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data criada para conscientização sobre os direitos dessa população e a importância da inclusão na sociedade. Na educação, diversas organizações trabalham para garantir o direito ao aprendizado e, como forma de garantir a permanência e promover o desenvolvimento, realizam  atividades pedagógicas, esportivas, culturais e reforço escolar. 

Como é o caso da  Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tatuí (SP). Para não coincidir com o horário escolar, a programação do projeto ocorre no contraturno,  estimulando  a prática de exercícios físicos, planejados com alguma finalidade pedagógica. Os educadores utilizam um sistema experimental de Inteligência Artificial desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo), para avaliar o desempenho dos alunos e sugerir atividades que promovam seu desenvolvimento. 

ℹ️ Seis a cada dez alunos com deficiência se sentem despreparados no que se refere ao aprendizado

“As avaliações incluem contribuições de profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física, fisioterapia, além da equipe médica da USP. Todos esses olhares contribuem para termos um acompanhamento integral sobre o desenvolvimento de cada aluno da organização”, explica Lucas Henrique Borelli, professor de educação física da Apae.

ℹ️ Leia com uma criança oferece gratuitamente livros infantis adaptados para pessoas com deficiência

O educador conta que a organização oferece diversas modalidades esportivas, como artes marciais, esportes com bolas e natação. Essas práticas contribuem para estimular o pensamento interdisciplinar, como a matemática, além de instigar a memória e treinar a comunicação dos alunos.

Iniciativas como a da Apae colaboram com o sucesso escolar de alunos com deficiência, especialmente considerando que menos da metade (44%) das escolas públicas são acessíveis e 66% delas oferecem, em suas dependências, arquitetura que garantam a integração das crianças com deficiência, como aponta o Censo Escolar de 2023

ℹ️ Edital FIA apoia projetos que assegurem a proteção de crianças e adolescentes

O projeto da Apae foi um dos selecionados pelo edital FIA (Fundos da Infância e Adolescênte), de 2023, promovido pelo Itaú Social. Na ocasião, 55 iniciativas receberam apoio financeiro e técnico para contribuir com a garantia do direito à educação de crianças e adolescentes. 

Outro exemplo
Capacitação de professores, reformas nas escolas e contratação de profissionais da saúde e da assistência social são algumas das ações realizadas pela rede municipal de Itapevi (SP). O objetivo da proposta é integrar as crianças e adolescentes com deficiência no contexto escolar. Todas as iniciativas foram realizadas com apoio do Itaú Social e do IRM (Instituto Rodrigo Mendes).

A secretaria de educação do município realizou uma série de encontros entre 70 servidores de Itapevi e a equipe do IRM. Participaram das formações profissionais administrativos, nutricionistas e motoristas, garantindo uma abordagem diversificada e abrangente sobre questões de inclusão.

A intervenção ocorrida em Itapevi foi sistematizada na Tecnologia Educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”. Os detalhes das estratégias utilizadas no município estão disponíveis para outras redes de ensino adaptarem conforme o contexto territorial. Além disso, a plataforma oferece o instrumento “Autodiagnóstico da Rede de Ensino”, que auxilia gestores a avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.