Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Na Semana do Brincar, Itaú Social disponibiliza sugestões de brincadeiras para crianças em isolamento social


Conteúdo incentiva participação da família e valoriza a tradição oral brasileira

O brincar é cientificamente comprovado como imprescindível para o desenvolvimento integral das crianças. Tanto que as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil definem as brincadeiras e as interações como eixos sobre os quais a rotina das crianças deve se estruturar. Ainda temos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que reforça a necessidade de que elas tenham experiências que permitam que aprendam e se desenvolvam em outros campos.

O Itaú Social, em comemoração à Semana Mundial do Brincar, produziu um conteúdo com brincadeiras que podem ser realizadas junto com as famílias, especialmente neste período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19.

Na série Brincadeiras em Família, já disponível no Polo, é possível encontrar atividades que fazem parte da tradição oral brasileira adaptadas para a realidade atual. A ideia é que o material sirva de inspiração e as sugestões possam ser melhoradas e ajustadas conforme o contexto de cada lar. Também há dicas para garantir a diversão de forma leve para toda a família. O material conta com o apoio técnico do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Educação Integral

O brincar está inserido no conceito de Educação Integral, pois abrange as diferentes dimensões da criança, criando oportunidades que contemplem suas necessidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais. O tema é abordado na campanha Vivendo e Aprendendo, promovida pelo Itaú Social, que também disponibilizou um site com vídeos, infográficos e pesquisas sobre o assunto.