Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Fundeb é tema de formação on-line do Itaú Social


Com encerramento em dezembro de 2020, renovação do Fundeb está em discussão no Congresso Nacional. Saiba mais sobre o financiamento da educação no curso do Polo

 

Principal política de financiamento da Educação Básica no Brasil, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem data para acabar: 31 de dezembro de 2020. Com foco no modelo atual da política, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece o curso gratuito “Fundeb e o Financiamento da Educação”, que explica o funcionamento da transferência de recursos, obrigatórias e voluntárias, para os municípios.

Com carga horária de seis horas, na modalidade on-line, o objetivo do curso é identificar pontos de otimização do gasto público com educação, diagnosticar fatores que podem contribuir para uma melhor gestão dos recursos e analisar indicadores e elementos que interferem na arrecadação. É realizada em parceria com o CLP Liderança Pública.

 

Novo Fundeb

O novo Fundeb, defendido pela iniciativa Educação Já, do Todos Pela Educação, com apoio  do Itaú Social, prevê a redistribuição mais equitativa de recursos entre estados e maior eficiência alocativa na complementação da União. Também defende que não haja redução do atual investimento por aluno em nenhuma rede de ensino.

Confira o documento do Todos pela Educaçao sobre o novo Fundeb

Para a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, o Fundeb é um tema a ser discutido por todos os brasileiros e brasileiras. “Precisamos que o financiamento seja pauta de conversa não só nas escolas, mas também nas empresas, nos institutos e fundações, nas organizações da sociedade civil. Se ficarmos omissos em relação à educação de todas as crianças do país, teremos cada vez mais dificuldades em constituir uma sociedade mais justa, produtiva e democrática”.