Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Estudantes de Salvador participam de atividades na exposição do Itaú Social


Crianças e adolescentes visitam a mostra que celebra os 25 anos do Itaú Social e participam de contação de histórias e mediação de leitura

 

Exposição do Itaú Social recebeu mediadoras de leitura de bibliotecas comunitárias. Foto: Manuela Cavadas

 

Cerca de 220 crianças e adolescentes participaram de atividades de leitura realizadas na exposição “Tecendo Redes”, que celebra os 25 anos do Itaú Social, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador (BA). Os eventos aconteceram nos dias 23 de novembro e 7 de dezembro, com a participação dos alunos da Escola Comunitária Capela São José, da Associação Sons do Bem e da Associação Cultural Beneficente Ugo Meregalli.

Mediadoras de leitura de bibliotecas comunitárias e dois voluntários do Comitê Mobiliza Itaú Salvador os receberam em um ambiente lúdico especialmente montado para a ação, cercado de livros e decorações. As atividades contaram com o apoio das bibliotecas comunitárias Sete de Abril, Novo Amanhecer e de Ítalo, ligadas à RBCS (Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador) e a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias).

 

Crianças de escola e associações de Salvador participaram das atividades de leitura. Foto: Manuela Cavadas

 

Itaú Social e a leitura

Por considerar que a leitura amplia o acesso ao conhecimento e à cultura, contribuindo para a formação integral do indivíduo, o Itaú Social desenvolve programas para estimular esse hábito.

O Leia para uma Criança incentiva a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. O programa foi premiado na última edição do Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura.

Já o programa Prazer em Ler atua no fortalecimento da RNBC e também apoia iniciativas que fomentam a leitura de forma democrática, como feiras literárias, oficinas com autores e ampliação de bibliotecas comunitárias em diferentes territórios.

 

Exposição Tecendo Redes

A exposição “Tecendo Redes” em Salvador apresenta iniciativas do Itaú Social e histórias de pessoas e instituições que, em conjunto, construíram esse percurso de 25 anos em prol da melhoria da educação pública no país. A mostra fica em cartaz até 02 de fevereiro de 2020 no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves.

A exposição, que já esteve em São Paulo, também pode ser conferida virtualmente.