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Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Educação na Pandemia: novos conteúdos sobre transporte escolar, atividades não presenciais e educação inclusiva



Cursos disponíveis no Polo auxiliam secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento a reorganizar processos

O percurso formativo Educação na Pandemia, disponível no Polo, ganhou novos conteúdos para apoiar equipes técnicas das secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento da educação e instâncias regionais a reorganizarem seus processos administrativos e pedagógicos.

Os novos conteúdos abordam:

  • Transporte escolar: Quais ações devem ser tomadas imediatamente e quais devem ser realizadas para preparar o retorno às aulas presenciais? Onde alocar os motoristas? Quais medidas de higiene e de segurança são indicadas? Será preciso definir um protocolo?
  • Atividades pedagógicas não presenciais: O foco deve ser a redução dos potenciais danos ao aprendizado das crianças e adolescentes. Como atingir a todos estudantes, especialmente os que se encontram em situações mais vulneráveis? Como acompanhar a participação e envolvimento dos estudantes? Como as atividades vão dialogar com as aulas após a paralisação?
  • Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva: Os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como produzir videoaulas que garantem a acessibilidade? De que forma estabelecer uma atuação em rede?

Em breve, dois outros temas serão incluídos:

  • Garantia das aprendizagens e combate à defasagem: Neste momento de paralisação das atividades presenciais nas unidades escolares a desigualdade educacional tende a se elevar. Como as redes podem realizar a avaliação de aprendizagem dos alunos, revisar os objetivos de aprendizagem para o ano letivo em curso e dar orientações para garantir as aprendizagens nas escolas?
  • Retomada às atividades presenciais com foco na equidade: O retorno às aulas presenciais implicará em cuidados especiais, principalmente para garantir a saúde de todos no ambiente escolar. Como realizar o processo de retomada pensando na redução das desigualdades de aprendizagens dos estudantes?

Além destes temas, também estão disponíveis materiais sobre calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas e gestão financeira e de pessoas. Os conteúdos foram desenvolvidos com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC, Oficina Municipal, Quanta, TMC1 e Instituto Rodrigo Mendes.

Há também materiais voltados às famílias, pensando na continuidade do desenvolvimento integral das crianças com brincadeiras. Veja também o Brincando em família.

Melhoria da Educação

A organização do conteúdo teve como base a experiência do Itaú Social com o programa Melhoria da Educação, que proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas.