Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca


O QUE SÃO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS?

São um conjunto de ações formativas, conteúdos de apoio, orientações metodológicas e instrumentos de implementação voltado ao fortalecimento dos processos de gestão das secretarias de educação, em busca da melhoria do acesso, permanência e aprendizado com equidade para todas as crianças, adolescentes e jovens.

Com o Programa Melhoria da Educação, esperamos auxiliar as secretarias de educação do país no enfrentamento dos principais problemas da educação pública, em toda sua magnitude e complexidade!
Vamos juntos?

SAIBA MAIS

As Tecnologias Educacionais do Programa Melhoria da Educação são caminhos testados, aprovados e que, se colocados em prática, promovem significativo impacto na aprendizagem e equidade da oferta educacional nos municípios brasileiros. Elas podem ser utilizadas por todas as secretarias municipais de educação, de forma autônoma e com possibilidade de adaptá-las para responder a contextos variados.  

Os conteúdos estão divididos em três eixos temáticos:

Esta dimensão está organizada a partir de um planejamento que promova a gestão eficiente da secretaria de Educação tendo como foco de todas as suas ações a aprendizagem dos alunos. Esse planejamento envolve os processos de gestão de pessoas, de recursos, além das condições necessárias para assegurar condições igualitárias de acesso e oportunidades educacionais, como transporte, alimentação e material de apoio didático aos estudantes.  Clique e acesse.

Esta dimensão se refere às práticas e processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com equidade. As tecnologias desse eixo buscam fortalecer as práticas didáticas, o investimento na formação dos profissionais da educação, como professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, além de envolver as equipes das secretarias. Conheça!

Esta dimensão envolve processos que contribuam com o fortalecimento do diálogo, a participação, o controle social e a gestão democrática como mecanismos estratégicos para a melhoria da qualidade da educação em uma rede de ensino. Para isso, as tecnologias deste eixo buscam fortalecer as relações de diálogo, a construção de vínculos e participação entre os diferentes atores envolvidos no processo educacional, como as famílias e comunidade escolar.    Acesse!


Não sabe por onde começar? Conheça o autodiagnóstico

O Autodiagnóstico da Qualidade da Rede de Ensino é um instrumento idealizado para apoiar uma primeira reflexão e uma avaliação inicial dos aspectos da gestão de uma secretaria de educação e induzir boas práticas na rede.


O PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO

O Programa Melhoria da Educação foi implementado em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de educadores e gestores das secretarias municipais de educação em todo o Brasil. Oferece cursos formativos online gratuitos e a distância para profissionais das redes de ensino de todo o país.


CONHEÇA AS EXPERIÊNCIAS DE QUEM JÁ IMPLEMENTOU