Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Publicação identifica escolas quilombolas do Rio Grande do Sul

Projeto apresenta 15 instituições de ensino, com dados que abrangem fotos, endereço, comunidade associada e descrição histórica


A publicação Escolas Quilombolas no Rio Grande do Sul já se encontra disponível de forma gratuita no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica. O trabalho identificou 15 instituições de ensino situadas em comunidades quilombolas, tanto rurais quanto urbanas, com o objetivo de fortalecer a resistência contra o apagamento histórico dessa cultura.

Realizado pelo professor Alan Alves Brito, da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto tem por base a pesquisa “Zumbi-Dandara dos Palmares”, a partir do qual foi possível reconhecer seis escolas urbanas e nove rurais, apresentando dados que abrangem fotos, endereço, comunidade quilombola associada, descrição histórica e origem do nome. 

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

A exceção dessa lista é a escola “Comkola Kilombola Epè Layiè”, localizada no estado da Bahia. A decisão por mantê-la foi motivada por aplicar métodos pedagógicos diferenciados, que podem servir de exemplo para outras instituições de ensino. O levantamento levou em conta ainda desafios estruturais e pedagógicos da EEQ [Educação Escolar Quilombola] para a promoção da equidade racial no Brasil do século XXI. 

ℹ️ Lei 10.639/03 completa 20 anos

A iniciativa contou com o apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. Confira outros produtos resultantes da parceria:

Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas a serem aplicadas em todas as regiões do país. Nove autores receberam apoio para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam suporte técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas, apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.